Afinal, uma vida de estudos não se resume a sentar e estudar.
“Três coisas são necessárias ao estudante: a natureza, o exercício, a disciplina.”
Hugo de São Vítor
Caro(a) leitor(a),
Você sabe que estamos vivendo tempos cada vez mais difíceis e caóticos.
A cada dia, nos deparamos com alguma coisa chocante que nos leva a pensar por que esse tipo de coisa acontece.
Se voltarmos um pouco no tempo, veremos que isso é fruto de todo o trabalho reducionista feito dentro do que entendemos como educação.
Não quero aqui entrar na questão das ideologias que foram impostas. Falemos especificamente do ato de estudar e da importância e o meio de se ter uma vida de estudos.
Por isso, quero que você leia atentamente tudo o que tenho para dizer, pois tudo é muito importante e urgente.
Uma vida de estudos é necessária para toda e qualquer pessoa que deseja:
→ tornar-se mais inteligente;
→ alcançar/ser o máximo que um ser humano foi criado para ser;
→ compreender mais a realidade na qual está inserido.
No entanto, como você já sabe, a educação tradicional reduziu o que entendemos por estudar a um treino voltado apenas para concursos e vestibulares como seu fim último.
Por outro lado, grandes pensadores de nossa história nos mostraram que uma vida de estudos é, sim, o caminho para o nosso desenvolvimento humano, pois, através dos estudos, nos tornamos mais inteligentes e podemos conhecer cada vez mais a Verdade.
E é isso que eu quero que você entenda até o final desta carta: estudar e ter uma vida de estudos não é a mesma coisa que você fez durante seus vários anos de escola e/ou faculdade; nem mesmo é um conjuntinho de técnicas para ler mais rápido ou coisas do tipo.
Entendendo isso, ao começar a desenvolver uma vida de estudos, uma coisa é certa: você vai nadar no sentido oposto ao que boa parte das pessoas ao seu redor estão seguindo.
E isso é ruim?
Bem… vendo como estão as pessoas estão hoje, eu posso afirmar que não.
Você se tornará mais inteligente do que a grande maioria das pessoas. E não falo isso para que você tenha uma espécie de licença para ser soberbo e se sentir superior aos outros, mas precisamente o contrário.
Sendo mais inteligente, por exemplo, você pode ajudar melhor essas pessoas, seja com conselhos, ideias, enfim… Ser mais inteligente faz com que você possa ajudar mais os outros.
Você também vai ser uma pessoa mais madura e vai conseguir lidar melhor com seus problemas do dia-a-dia, de relacionamentos, de fé…
Enquanto o mundo vai em direção à desordem, você vai ser uma pessoa mais ordenada, que busca desenvolver virtudes e alcançar as coisas do alto.
E, claro, você estará mais atento ao que acontece no mundo, na realidade. E isso é muito importante para os dias de hoje, especialmente quando somos bombardeados de todos os lados com discursos que têm por objetivo nos manipular.
Talvez você até possa se perguntar agora:
“Sério que eu vou conseguir tudo isso com uma vida de estudos?”
Sim.
E quer saber como eu posso garantir isso?
Basta ver os frutos.
Quais são os grandes gênios de hoje?
Se olharmos com mais atenção, veremos que as pessoas consideradas as mais inteligentes são as que estão se destacando no seu trabalho por meio de conhecimentos meramente técnicos. Afinal, como já falamos, esse é o fim da “educação” que temos hoje.
Por outro lado, quando voltamos alguns séculos, por exemplo, vemos que o estudo desenvolvido a partir dos princípios que Hugo de São Vítor e Santo Tomás de Aquino pensaram resultou, no mínimo, em pessoas muito mais inteligentes e ordenadas, capazes de pensar sobre os mais variados temas e refletir sobre cada um deles com profundidade.
Partindo dessa diferença, eu realmente acredito que, se você encarar o estudo de outra forma, as coisas vão começar a mudar.
Veja só:
Durante toda a sua vida, você foi ensinado — para não dizer manipulado — a encarar o estudo (ato de estudar) como algo chato, ao fim do qual você seria avaliado por uma prova.
E aí, consequentemente, quando se fala em vida de estudos, é isso que está no seu imaginário: estudar para fazer uma prova.
Mas se você encarar a vida de estudos de outra forma, como algo para o que não haverá avaliação por provas e testes acadêmicos, mas que vai te deixar verdadeiramente mais inteligente e te fazer ser uma pessoa melhor em vários sentidos… a coisa muda.
Muda muito e para melhor.
Você só precisa esquecer essa péssima ideia em que o sistema educacional te fez acreditar por anos.
Essa visão educacional de hoje nos distancia de tudo o que é mais elevado a fim de nos tornar cada vez mais burros, vazios e manipuláveis.
Deixando de lado essa ideia, precisamos retomar um ponto que mencionei lá no início: esse assunto é urgente.
A cada dia que se passa, o nosso mundo se torna cada vez pior e nos deparamos com discursos que praticamente dizem: “Bem, eu considero você um verdadeiro burro, por isso, vou mentir descaradamente, e você vai acreditar cegamente em mim.”
As coisas estão ficando cada vez mais insanas… basta lembrar o que fizeram com todos em 2020. Muitas e muitas pessoas, até as mais bem instruídas, foram manipuladas com o que era dito sobre a “pandemia”.
Ou seja,
ou você aprende a estudar e desenvolve uma vida de estudos baseada nos princípios deixados pelos grandes pensadores universais e não de forma aleatória, ou você vai estar, sim, sujeito a cair nessas falácias.
Há muitos anos, ainda na adolescência, eu percebi essa necessidade.
Vi que aquela “educação” da escola e, depois, da universidade, não me faria ser uma pessoa mais inteligente, e comecei a estudar “por fora”, como dizemos popularmente.
Daí conheci o Professor Olavo de Carvalho e muitos outros intelectuais de verdade que foram me guiando nesse caminho em busca da Verdade. Sempre, claro, partindo de minhas inclinações naturais e de assuntos do meu interesse, como a filosofia, o direito, a religião, a política, entre outros.
Isso me proporcionou crescer intelectualmente e fazer o trabalho que faço hoje na internet, guiando os milhares de alunos que tenho em meus cursos e aulas, e também nas palestras que sou convidado a dar em diversos locais, como Instituto Borborema, Liga Cristo Rei, Centro Dom Bosco, CPAC Brasil, Minha Biblioteca Católica, Lumine…
E por que estou falando tudo isso sobre mim?
Lembre o que falamos sobre soberba e humildade lá no início. A humildade, que é desenvolvida por meio do estudo real, nos permite perceber o nosso lugar no mundo.
Por isso, eu não estou falando essas coisas ao meu próprio respeito para me vangloriar, mas simplesmente para passar a você a segurança de quem estuda há muito tempo e que sabe do que está falando.
Muita gente ensina vários assuntos, hoje, por meio da internet, mas poucas são as pessoas que realmente dominam aquilo que tentam transmitir.
E quando falamos em estudos, há muitas coisas as quais vejo que muitos desconsideram ou que sequer conhecem, pois não foram buscar os princípios deixados por intelectuais de verdade.
Então, vamos lá. Vamos ver o caminho que se deve percorrer para desenvolver essa vida de estudos de que tanto falei.
Sem estes 7 princípios, pode ter certeza, você vai se perder, paralisar e achar que estudar é coisa apenas para intelectuais. Mas não é.
DISPOSIÇÃO
Você precisa aprender a desenvolver a atitude correta diante do estudo — que é entender verdadeiramente o que é uma vida de estudos. Tudo o que falei aqui, óbvio, é o resumo do resumo do resumo, mas há muito mais a ser falado.
ANÁLISE
Você precisa descobrir as suas próprias questões — as perguntas para as quais você precisa encontrar as respostas;
aquilo que gera questionamentos na sua alma.
VIRTUDES
Você precisa aprender quais são as virtudes da vida estudos — para desenvolver ordem interior e produzir mais frutos com os estudos.
LEITURA
Você precisa aprender a ler de forma inteligente — sem macetes meramente técnicos que reduzem o estudo apenas à leitura com mais velocidade.
BIBLIOTECA
Você precisa aprender como montar a sua biblioteca pessoal — sabendo selecionar bem os livros, o que, claro, pode fazer poupar tempo e um bom dinheiro.
MEDITAÇÃO
Você precisa aprender a meditar sobre aquilo que estudou — para que possa levar o aprendizado para outro nível, deixando de ser apenas algo mental, mas que possa ser vivido na prática cotidiana.
MEMÓRIA
E você precisa aprender a memorizar — porque na nossa memória podemos guardar muitas coisas e, quanto mais coisas boas e elevadas guardamos, mais inteligentes ficamos.
Esses são, resumidamente, os sete princípios que reuni desses grandes intelectuais de que falei, como Hugo de São Vítor, um dos maiores pedagogos do Ocidente, e Santo Tomás de Aquino, que dispensa apresentações.
E se você chegou até aqui, é porque se interessou em desenvolver uma vida de estudos séria. Por isso, eu tenho um convite para você.
Eu convido você a se inscrever no curso A Arte do Estudo.
Nele, eu expliquei detalhadamente todos os princípios para se ter uma vida de estudos séria, eficaz e que busca a Verdade.
Afinal, como eu falei logo no início do curso, o estudo é uma arte e possui princípios. Ao contrário das regras, princípios não são tão inflexíveis, mas nos indicam a natureza de como as coisas devem ser conduzidas.
Nesse caso, eles indicam a forma de conduzir nossos estudos.
Ou seja, mesmo que você tenha pouco tempo para estudar, tenha família ou não, tenha mais condições financeiras ou não… enfim, com esses princípios, você vai entender a melhor forma de desenvolver a sua própria vida de estudos.
O curso possui seis aulas e, ao total, tem mais de 10 horas de conteúdo.
10 horas e 27 minutos, para ser mais exato.
E em cada uma das aulas eu expliquei os princípios acima:
Aula 01: Desenvolvendo a Atitude Correta
Aula 02: Encontrando as Próprias Questões
Aula 03: As Cinco Virtudes Intelectuais
Aula 04: O Processo de Leitura Inteligente
Aula 05: Como Montar Sua Biblioteca Sem Enlouquecer
Aula 06: Meditação e Memória
Além dessas seis aulas, você terá acesso às transcrições de todas elas, para que possa imprimir, ler e reforçar ainda mais os estudos.
A Arte do Estudo é um curso completo para você que quer desenvolver uma vida de estudos e tornar-se mais inteligente.
E sabendo da importância desse curso, minha equipe e eu encontramos um valor acessível para todos, mas que ao mesmo tempo contribua para o mantimento de nosso trabalho aqui na internet — afinal, nós produzimos muitas coisas que são gratuitas que ajudam muitas pessoas diariamente.
Então, os dois lados ganham: você fica mais inteligente e nós conseguimos alcançar cada vez mais pessoas com nosso trabalho.
Por apenas 12x R$ 19,96 ou R$ 200,00 à vista, você pode se inscrever n’A Arte do Estudo e aprender tudo o que listei ao longo desta carta.
E eu garanto ainda mais uma coisa:
Tudo o que está no curso foi fruto de anos e anos de estudos. Tudo foi muito estudado, pesquisado, refletido e colocado da forma mais didática possível.
Isso quer dizer que você não precisará estudar tudo o que eu estudei para compreender o que de fato é o estudo.
Abaixo, você pode ver uns prints do que alguns alunos falaram sobre as aulas e o curso.
O link para se inscrever no curso está no botão abaixo. Basta tocar, acessar a página e realizar a sua inscrição.
Caso tenha alguma dúvida, basta entrar em contato com a Ana, da nossa equipe, para que ela te ajude com alguma eventual dúvida.
Por fim, já encerrando esta carta, deixo para você duas frases que resumem perfeitamente tudo o que conversamos aqui: uma do Professor Olavo de Carvalho e outra de Aristóteles:
“Estudar é você formar uma personalidade.”
Olavo de Carvalho
“As raízes do estudo são amargas, mas os seus frutos são doces.”
Aristóteles
Espero você no curso!
Um abraço!
Taiguara Fernandes
Copyright © 2023 Taiguara Fernandes. Todos os direitos reservados.